A voz da escola na mobilização pela educação
A comunicação é fundamental na mobilização para a educação. A necessidade de investimento nessa área é enfatizada no Programa de Capacitação para Gestores Escolares, do Conselho Nacional de Educação.
O jornal escolar constitui uma ótima alternativa nesse sentido. Produzido em sala de aula, ele leva para a comunidade e às famílias uma visão motivadora da escola a partir do que ela tem de mais vivo: a palavra das crianças e adolescentes.
Veja o que escreveu Célestin Freinet (1896-1966), a principal referência sobre o tema: “O nosso jornal escolar falará por nós. Certamente será a expressão das crianças que terão sido os seus principais artesãos. Mas o valor dos seus textos, o cuidado e a arte postas na apresentação, a humanidade e a espiritualidade que dele se libertam, são justamente os produtos da Escola, os frutos da nossa pedagogia”.
Pesquisas realizadas em São Paulo (2011) e Rondônia, Ceará e Paraíba (2012) confirmam: 91% dos professores se declaram satisfeitos em relação à “Contribuição do jornal para as famílias conhecerem e acompanharem o trabalho da escola”; 84,2% dos alunos declaram que suas famílias gostam bastante/muito do jornal escolar (veja seçãoResultados deste portal).
Mobilizadores pela educação podem facilitar a implantação do jornal escolar. Favor entrar em contato através do emailparticipe@jornalescolar.org.br
Materiais de apoio
Procurando parceiros e referências
Sites de organizações que promovem a mobilização pela educação.
Mobilização social
Textos sobre mobilização social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário