INCENTIVE A INTERAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA-COMUNIDADE NA VOLTA ÀS AULAS
Nesta segunda quinzena de janeiro, escolas
das redes públicas de todo o País preparam-se para o início do ano letivo de
2013. Algumas redes de ensino,
inclusive, promovem a volta às aulas já nas
próximas semanas. Esse é o
período ideal para os mobilizadores sociais pela educação programarem e
colocarem em práticas as ações de incentivo à colaboração das famílias na
trajetória de estudos dos filhos e de envolvimento da sociedade em iniciativas
que visem à melhoria da qualidade da educação.
Interação Escola-família
Além do planejamento pedagógico e
administrativo, o momento também é propício à sensibilização de gestores e
demais profissionais das escolas no sentido de que compreendam a importância da
criação de oportunidades para a que a família possa se aproximar do cotidiano
das unidades de ensino e, desse modo, oferecer sua contribuição à rotina de
aprendizado dos alunos.
O período também é ideal para a
preparação e realização de atividades, como reuniões direcionadas aos pais,
cuja programação envolva o estímulo à aproximação entre famílias, educadores e
comunidade. Nessas oportunidades, os participantes devem tomar conhecimento
sobre os reflexos positivos da atenção dispensada pelos pais à vida escolar dos
filhos.
Interação Família-escola-comunidade
Interação Família-escola-comunidade
Do mesmo modo, a comunidade, incluindo as lideranças sociais e religiosas, os representantes de órgãos públicos e organizações de áreas correlatas à Educação e que lidam com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, devem ser convidados para esses eventos e lembrados sobre a importância de seu papel na defesa do Direito de Aprender.
• Conheça e use o
conteúdo da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos para conversar
com as famílias sobre a importância da colaboração na trajetória de estudos de
crianças e jovens;
• Sugira aos pais e
às mães que levem a cartilha para casa e leiam seu conteúdo. Esta publicação
reúne dicas importantes para o êxito dos filhos na escola;
• Lembre às famílias
que não basta ler a cartilha. É preciso colocar em práticas as dicas e
sugestões que ela dá;
• Oriente os pais e
as mães a oferecer ajuda à escola dos filhos. Destaque às famílias que a escola
é pública e, portanto, delas também. As famílias têm o direito de exigir que
ela funcione bem e proporcione um bom ensino. Mas, as famílias têm, também, o
DEVER de ajudar a escola nisso, fazendo sua parte: Acompanhando a vida escolar
de seus filhos; e
• Proponha aos participantes da reunião, que pode ser
realizada na escola, na igreja ou em outros espaços comunitários, que discutam
o conteúdo da cartilha com seus familiares, amigos, vizinhos. Isso é muito
importante, porque é preciso o esforço de todos para que nossos estudantes
tenham um futuro melhor, com bons empregos, bons salários e realização pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário