Família e Escola: Uma União Fundamental Para a Vida do Aluno
É na família que a criança desenvolve, num primeiro contexto, seus padrões de socialização. Todo conhecimento adquirido durante sua experiência de vida primária vai refletir na sua vida escolar. A criança não é só aluno, é antes de tudo filho e cidadão; ela aprende também com a família, amigos e sociedade. Por isso a importância de levar a família para a escola, afim de que ela participe da vida escolar de seu filho de forma efetiva, e compartilhe responsabilidades.
Sabemos que os pais, mães e/ou responsáveis, além de assumirem diferentes papeis, saem todos os dias para suas atividades profissionais, sendo assim, crianças e adolescentes acabam ficando, muitas vezes, aos cuidados de parentes, estranhos, TV e internet, vendo seus pais e/ou responsáveis somente à noite. Esta situação acaba gerando sentimentos conflitantes, podendo contribuir com o fracasso escolar.
Para superar todas essas dificuldades, família e escola devem se unir, criando através da educação, estratégias que favoreçam o crescimento intelectual e comportamental dos alunos. A família deve, portanto, assumir seu papel, estando presente em todos os momentos da vida de seus filhos, presença essa que implica envolvimento, comprometimento e colaboração. Além atentar às dificuldades, acompanhando o desempenho escolar de seus filhos, intervindo da melhor maneira possível, visando sempre seu bem estar.ções de casa;
Nenhum comentário:
Postar um comentário