O "nascimento" do Comitê denominado Prudente na Mobilização Social pela Educação de Presidente Pudente (SP)surgiu, através da proposta do Plano de Mobilização Social pela Educação, que é uma ação do Governo Federal que visa a melhoria da qualidade da educação, sendo um esforço conjunto entre o poder público, gestores escolares, famílias e a sociedade em geral. É um chamado do Ministério da Educação à sociedade para um trabalho de mobilização das famílias e da comunidade. Este Comitê surgiu a partir de uma capacitação para novos mobilizadores sociais pela educação ministrado por consultores do Mec na Cidade de Assis (SP) nos dias 14 e 15/05/10.
O comitê PRUDENTE NA MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO tem o papel de reunir os diversos segmentos da comunidade, visando disseminar informações que sensibilizem a sociedade, em especial as famílias e formadores de opinião sobre a importância da participação da família no processo de aprendizagem dos filhos, contribuindo com a aproximação entre a comunidade e a escola para a melhoria da qualidade da educação. Tem como representantes membros das Secretarias Municipais da Educação e Assistência Social, Gestores Escolares, professores, representantes de Universidades locais, Igrejas Cristãs, Pastoral da Educação, Conselhos Municipais e Tutelar, Organização Soroptimista e representante do Gabinete do Prefeito/integrante do Rotary Clube.
O trabalho a qual está sendo desenvolvido pelo Comitê, tem como fundamento enfocar os direitos humanos, a cidadania, a ética, a solidariedade, a inclusão e a tolerância e contará com a parceria dos profissionais do Setor de Ações Complementares à Educação – SACE, composto por Assistentes Sociais, Educadora de Saúde Pública e Psicólogas Escolar.
Tem como objetivos: refletir junto aos gestores/educadores/crianças/famílias e comunidade temas que favoreçam o sucesso da educação de nossas crianças/adolescentes, como relação pais e filhos, direitos e deveres; bullying, resgate de valores; violência contra crianças e adolescentes, entre outros.
O trabalho visa ainda, discutir ações comunitárias de promoção e informação, favorecendo a construção de novos conhecimentos, considerando a vivência das famílias atendidas.
O trabalho será desenvolvido nas 60 unidades escolares municipais, escolas estaduais, Igrejas Cristãs, Universidades e demais equipamentos sociais, projetos, Postos de Saúde, ONGS, visando a divulgação da importância da participação da família na escola.
Enfim, possibilitar a divulgação e apresentação dos temas nos locais onde se encontram crianças e famílias, visando disseminar a proposta da Mobilização Social pela Educação, buscando garantir uma educação de qualidade a todos e a cada um dos educandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário