O site da mobilização social pela educação do MEC em sua vitrine de entrada, publicou fotos das apresentações e exposições de materiais e camisetas dos representantes das cidades mobilizadoras pela educação de todo o país, Destacou-se a apresentação da Secretária Municipal de Educação de Presidente Prudente (SP) a Sra.Ondina Barbosa Gerbas e a exposição da camiseta do comite da mobilização da cidade. As fotos acima foram tiradas durante o I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação ocorrida na cidade de Fortaleza (CE) em outubro de 2011.
Contato
Contato com representantes do comitê: (018) 3918-4100 ramal 4118 e
segunda-feira, 16 de abril de 2012
sábado, 14 de abril de 2012
Encerramento
quinta-feira, 12 de abril de 2012
Painel
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Mec
Pesquisas mostram que nada é tão decisivo para um bom desempenho escolar quanto o incentivo dos pais para os estudos. Já se sabe até como eles podem dar esse empurrão
Como ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-los cultivar o apreço pelo estudo? Para tarefa tão complexa, não existe uma fórmula mágica que, aplicada à risca pela família, resultará num aluno exemplar. A excelência, afinal, é produto de muitas variáveis, tais como o talento individual e os estímulos providos pela própria escola - e não apenas de um ambiente favorável ao aprendizado em casa.
O que já se sabe, no entanto, é que a participação dos pais é fundamental, se não decisiva, para um bom rendimento escolar. "Nenhum outro fator tem tanto impacto para o progresso de um aluno quanto a interferência adequada da família. E isso se faz sentir, positivamente, por toda a vida adulta", diz o economista Naércio Menezes, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e autor de um recente trabalho sobre o assunto no Brasil.
O conjunto de medidas que surtem resultado, uma vez adotadas com persistência em casa, chama atenção pela simplicidade. Apenas incentivar o filho a fazer a lição de casa e a ir à escola todos os dias, providenciar um lugar tranquilo onde ele possa estudar e comparecer às reuniões de pais tem o efeito de elevar as notas em torno de 15%, segundo a pesquisa do Insper.
Texto: Monica Weinberg e Marana Borges