Contato
Contato com representantes do comitê: (018) 3918-4100 ramal 4118 e
sábado, 4 de dezembro de 2010
Destaque
terça-feira, 30 de novembro de 2010
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Pais de alunos da rede municipal de Presidente Prudente são alcançados pela Mobilização
CAA
O Centrinho de Atendimento e Avaliação (CAA) da Secretaria Municipal de Educação de PresidentePrudente (SP) que oferece apoio especializado aos alunos da rede municipal de ensino promove a mobilização social pela educação durante reunião junto aos pais dos alunos atendidos.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Dia Nacional de Enfrentamento no Combate à Violência Contra a Mulher
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Blog da Mobilização (MEC)
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Ministério da Educação e Seduc Realizam Oficina Regional de Mobilização Social Pela Educação em Presidente Prudente (SP)
O evento acontece no Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação de Presidente Prudente (Ceforppe), das 9h às 17h. O público envolvido é formado por dirigentes municipais de educação de oito municípios e representantes de diversos seguimentos da sociedade.
A oficina é direcionada por Sérgio Maia, consultor e formador de mobilizadores sociais do Ministério da Educação, que implementa o Plano de Mobilização Social, ação do Governo Federal iniciada em 2008, que contém propostas de participação dos pais na vida escolar dos filhos, em prol de melhorias na qualidade da educação.
A abertura do encontro contou com a apresentação do Programa Cidadescola, através da oficina de violino e canto coral dos alunos da Escola Municipal Ivo Garrido,sob a regência do professor Luiz Antônio Peres Filho 'Luizão'.
Além do consultor, a composição da mesa na solenidade de abertura contou com a presença a secretária de Educação Ondina Barbosa Gerbasi, representando o prefeito Milton Carlos de Mello,´Tupã` (PTB), Pedro Newton Rotta, representando a União dos Dirigentes Municipal de Educação (Undime), Simone Tomiazzi, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social e Elenice Cacciatore, representando o Conselho Municipal de Educação.
Ondina afirma que o evento sinaliza o cumprimento de uma das metas do governo municipal que é a participação da comunidade na escola. “Para a melhora da qualidade do ensino, deve haver a contaminação pelo vírus do amor, da perseverança. A educação que buscamos só acontecerá com a mobilização do estado, do município e de todo o país, nos seus diferentes setores”, considera.
O consultor do Ministério da Educação elogiou as ações realizadas pelo Comitê de Mobilização Social desde sua instituição (maio) até o momento. “A educação demanda a articulação de ações governamentais e de vários setores da sociedade. É responsabilidade comum a todos os cidadãos, independente das orientações políticas e ideológicas. E nossa tarefa é grande: no Brasil todo, são 104 milhões de famílias a serem mobilizadas”, pontua.
De acordo a coordenadora do Comitê de Mobilização Social, a assistente social da Seduc, Regina Ferreira Pinhal, o objetivo da oficina é capacitar agentes mobilizadores com o compromisso de fortalecer o trabalho de mobilização das famílias e da comunidade para a melhoria da qualidade da educação. “Através dessa oficina, os dirigentes municipais são esclarecidos da importância da participação da família na escola e dessa forma podem organizar ações com o propósito de se tornarem municípios mobilizadores”, relata.
A coordenadora explica que durante os dois dias da oficina são realizadas palestras, discussões em grupos e dinâmicas com a finalidade da elaboração de um plano de ação, com propostas de melhorias na educação. “Esse plano será comum a todos os municípios participantes, onde cada um irá realizar a mobilização dos diferentes segmentos dentro de sua realidade”, enfatiza. O trabalho terá registro no Ministério da Educação para garantir o desenvolvimento do plano.
Na programação de amanhã, os participantes irão finalizar a elaboração do plano de ação e apresentá-lo por volta das 16 horas. Além de Presidente Prudente, estão representados no evento os municípios de Araçatuba, Regente Feijó, Caiabu, Taciba, Euclides da Cunha Paulista, Anhumas e Piquerobi.
Fonte: Secretaria de Comunicação (PMPP)
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Novidades da Mobilização Social Pela Educação
Clique nos links abaixo e confira como a sociedade está sendo mobilizada pela educação em todo o Brasil:
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
E M José Carlos Pimenta
sábado, 30 de outubro de 2010
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Presidente Prudente (SP) mobiliza comunidade com mensagens da Cartilha
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Brinca Prudente
domingo, 17 de outubro de 2010
Reunião Pedagógica
A EM Vilma Alvarez realizou no dia 01/10/10 a reunião bimestral com 43 funcionários da unidade escolar, tendo como pauta a Mobilização Social pela Educação.
Foram trabalhados vídeos - "De quem é a responsabilidade" e a mensagem "O Vestido Azul", bem como apresentados slides sobre a Mobilização Social e o papel da escola e dos educadores, frente a esta proposta.
A reunião foi coordenada pelas profissionais da SEDUC e membros do Comitê de Mobilização, a Psicóloga Escolar Diná Soares Rodrigues e a Assistente Social Regina Ferreira Pinhal.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
domingo, 19 de setembro de 2010
domingo, 12 de setembro de 2010
sábado, 11 de setembro de 2010
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Lar dos Meninos de Álvares Machado (SP)
Apresentação das Crianças do Projeto Criança é Vida para os Gestores da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente (PP)
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Cartilha
Presidente Prudente conta com o blog PRUDENTE NA MOBILIZAÇÃO, que tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação, bem como as atividades desenvolvidas pelas unidades escolares, ONGs, Pastoral da Educação e outras; com sugestões de materiais didáticos, vídeos, e clipes sobre o trabalho de mobilização social.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
O Plano de Mobilização Social pela Educação é uma ação do governo federal que visa a melhoria da qualidade da educação, sendo um esforço conjunto entre poder público, gestores escolares, famílias e a sociedade em geral.
Presidente Prudente conta com um comitê formado por representantes da SEDUC, de ONGs, Pastoral da Educação e pais de alunos da rede municipal de Ensino.
É um chamado do Ministério da Educação à sociedade para um trabalho de mobilização das famílias e da comunidade. É a partir de experiências concretas nos nossos bairros, nas nossas comunidades, na nossa cidade, que aprenderemos e iremos incorporar a prática da participação social às nossas vidas.
1ª. OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE MOBILIZADORES SOCIAIS PELA EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente, em conjunto com Ministério da Educação e o Comitê de Mobilização Social pela Educação, realizaram nos dias 12 e 13/08 a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. O evento aconteceu no Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação de Presidente Prudente (Ceforpp), e teve como público representantes de diversos seguimentos da sociedade (educadores da rede municipal e estadual de ensino, ONGs, Igrejas, Pastoral da Educação, Secretarias Municipais, Conselho Tutelar, Ministério Público e pais dos alunos da rede pública de ensino. A oficina foi realizada pelos consultores do Ministério da Educação Sérgio Maia e Denise Raposo, que irão discutir as propostas de participação dos pais na vida escolar dos filhos, em prol de melhorias na qualidade educação.
Conheçam a Cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar de seus filhos, através do blog da Mobilização - http://familiaeducadora.blogspot.com/ . Esse material pode ser utilizado para exposição em atividades direcionadas a famílias de alunos e tem como objetivo a conscientização sobre a importância da participação das pais/responsáveis na trajetória de formação dos alunos das escolas públicas, bem como sobre os reflexos desse comportamento para a garantia do aprendizado.
Presidente Prudente conta com o blog PRUDENTE NA MOBILIZAÇÃO, que tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação, bem como as atividades desenvolvidas pelas unidades escolares, ONGs, Pastoral da Educação e outras; com sugestões de materiais didáticos, vídeos, e clipes sobre o trabalho de mobilização social.
VISITE O NOSSO BLOG – http://www.prudentenamobilizaopelaeducao.blogspot.com/
AGOSTO DE 2010
Elaboração – Regina Ferreira Pinhal – Assistente Social, membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Presidente Prudente.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
terça-feira, 17 de agosto de 2010
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
09 motivos para você conhecer o Ideb!!!
1 - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica mede a qualidade do ensino público no país.
2 – Revela se os alunos da escola pública estão aprendendo o que precisam na idade certa.
3 – Indica a qualidade do ensino da escola do seu filho, do seu município e do seu estado.
4 – Toda escola pública tem uma nota de 0 a 10 no IDEB.
Quanto maior a nota, melhor a qualidade do ensino na escola.
5 – Uma nova nota do IDEB é divulgada a cada dois anos.
6 – O ideal seria que toda escola pública tivesse uma nota igual ou superior a 6.
7 – O resultado mais recente do IDEB aponta uma média nacional de:
- 4,2 para as séries iniciais do ensino fundamental;
- 3,8 para as últimas séries do ensino fundamental;
- 3,5 para as do ensino médio;
8 – Houve uma evolução em relação à nota anterior do IDEB, mas não há o que comemorar. A meta é atingir nota 6.
9 – Toda escola pública possui uma meta individual no IDEB. Cobre dos governantes e diretores das instituições o cumprimento dessas metas.
Preste Atenção!!
(01/07/10)
O melhor resultado ficou nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que atingiu a nota de 4,6 enquanto a meta era de 4,2. Já o Ensino Médio superou em apenas 0,1 ponto o resultado previsto, com 3,6. Os anos finais do Ensino Fundamental ficaram com a nota 4, 0,3 pontos acima da meta de 3,7.
Fonte: Rádio Jovem Pan
terça-feira, 3 de agosto de 2010
domingo, 1 de agosto de 2010
sexta-feira, 23 de julho de 2010
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Todos Pela Educação
VIDEO DE APRESENTAÇÃO DO COMITE DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO
DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP)